Pesquisar
Close this search box.

O Comércio Justo é uma maneira simples de fazer a diferença na vida das pessoas que cultivam e criam as coisas que amamos. É tudo uma questão de tornar o comércio justo.

Os pequenos produtores e trabalhadores estão entre os mais marginalizados pelo sistema comercial global. No FAIRTRADE, eles estão no centro de tudo o que fazemos. Único entre os esquemas de certificação, os produtores têm uma palavra a dizer sobre como o Comércio Justo é gerido e estão incluídos em todas as nossas tomadas de decisão.

Para produtores e trabalhadores, Comércio Justo significa:

  • Preços que visam cobrir os custos médios de produção sustentável da sua colheita – uma rede de segurança vital quando os preços de mercado caem.
  • O Prêmio do Comércio Justo – uma quantia extra de dinheiro paga além do preço de venda para investir em projetos empresariais ou comunitários de sua escolha.
  • Condições de trabalho dignas e proibição da discriminação, do trabalho forçado e do trabalho infantil.
  • Acesso a crédito antecipado antes da época da colheita.
  • Ser capaz de planejar mais para o futuro com mais segurança e relacionamentos mais fortes com os compradores.
  • Um produto com a marca FAIRTRADE significa que os produtores e empresas cumpriram os rigorosos padrões sociais, econômicos e ambientais do Comércio Justo.
  • De acordo com um estudo GlobeScan de 2021 com consumidores em 15 países, mais de 60% dos consumidores estão familiarizados com a marca FAIRTRADE e, destes, 80% dizem ter uma percepção positiva das marcas que a ostentam.

Os produtores têm uma forte influência no Comércio Justo

Os produtores do Comércio Justo têm 50% dos votos na assembleia do Fairtrade International, e os produtores e trabalhadores também são consultados durante o processo de estabelecimento de novos padrões e políticas para o Comércio Justo. As três redes regionais de produtores de Comércio Justo desempenham um papel proeminente no conselho de administração da Fairtrade International, garantindo uma representação ainda maior dos produtores.

O sistema de
Comércio Justo

sistema Fairtrade é composto por:

  • Três redes regionais que representam produtores e trabalhadores na África e no Médio Oriente, na Ásia e no Pacífico e na América Latina e nas Caraíbas.
  • Mais de 25 organizações nacionais de Comércio Justo e organizações de marketing que comercializam e promovem produtos de Comércio Justo em países consumidores.
  • Fairtrade International, a ONG que cria os Critérios de Comércio Justo acordados internacionalmente e coordena o Comércio Justo em todo o mundo.
  • FLOCERT, o principal certificador independente do Comércio Justo, que inspeciona produtores e comerciantes para garantir que cumpram os critérios do Comércio Justo.
plugins premium WordPress