Agora que você é certificado pelo Comércio Justo – é hora de começar a comercializar seus produtos. Esta marca mostra aos seus clientes que você acredita em pagar aos produtores um preço justo pelos produtos que eles trabalham arduamente para cultivar.
Você celebra um acordo de licenciamento com a Fairtrade America. Agora você está oficialmente apto a começar a usar a Marca Fairtrade!
Use a Marca Fairtrade com uma seta em produtos com múltiplos ingredientes, como barras de chocolate ou granola. Todos os ingredientes que estão disponíveis sob as condições do Comércio Justo devem ser adquiridos sob os termos do Comércio Justo (por exemplo: o cacau, o açúcar, a baunilha, etc.). Esta marca com uma seta também é usada em produtos de ingrediente único obtidos usando “balanço de massa”. Isto só é possível para cacau, açúcar, suco de frutas e chá. A Marca Fairtrade deve sempre ser acompanhada pela declaração de Comércio Justo na embalagem.
A Marca de Ingrediente de Origem do Comércio Justo (FSI) é usada quando um produto tem múltiplos ingredientes e pelo menos um deles é adquirido nos termos do Comércio Justo. 100% do ingrediente Fairtrade escolhido em produtos compostos, gamas de produtos ou categorias devem ser obtidos nos termos do Fairtrade para poder usar a Marca FSI. Por exemplo, o cacau numa barra de chocolate pode ser certificado pelo Comércio Justo, enquanto o açúcar e a baunilha não. Portanto, esta barra de chocolate utiliza a marca FSI para cacau.
A Marca FSI deve sempre ser acompanhada pela declaração FSI na embalagem.
É usado quando o produto contém pelo menos cinquenta por cento de algodão e todo o algodão utilizado no produto é certificado pelo Comércio Justo e fisicamente rastreável.
É usado quando o teor total de ouro é certificado pelo Comércio Justo e fisicamente rastreável. A aba indica que apenas o ouro é certificado Fairtrade, portanto pode ser aplicado em joias com outros elementos como pedras preciosas